quarta-feira, 15 de abril de 2009

Auriculoterapia

AURICULOTERAPIA

Chamamos de Auriculoterapia a técnica de análise, diagnóstico e tratamento reflexológico por meio de estímulos de pontos específicos no pavilhão auricular (orelha). A premissa central é que podemos aplicar estímulos em micro-regiões (pontos) e com isso obter reações globais, despertando os próprios recursos naturais de auto-harmonização (isto ocorre também em reflexologia). Analisando os pontos, obtém-se a avaliação de quais seriam os desequilíbrios e quais as micro-regiões a serem estimuladas. A estimulação desses pontos é através de pressão ou massagem, com aparelho apropriado e também com aplicação de sementes de mostarda, que são mantidas, em média, por 5 dias no ponto tratado. Terapia Complementar taro Tarot tarô Aromaterapia Florais

A eficácia comprovada é devida não somente à relação desse tratamento com a Fisiologia Energética, mas também pelo fato da área auricular ser muito rica em nervos e ter muitas ligações com o sistema nervoso central. A Auriculoterapia faz uso desses terminais nervosos sensibilizando-os por dor, tato, calor, frio ou pressão para que o SNC, desencadeie uma "Manutenção Preventiva" na área representada pelo ponto sensibilizado.

Os pontos de estímulo na orelha atuam como um microcosmo da pessoa atendida, pois existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões. Tarot

Esta técnica é um "espelho" de mão-dupla, que tanto reflete o estado global de harmonia, quanto intervém terapeuticamente, mediante estimulação. Terapias Complementares Tarô

INDICAÇÃO:
A Auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o cliente leve o tratamento para casa. Esta técnica possibilita também a desintoxicação causadas por drogas, álcool e nicotina. Tarot Terapias Complementares Aromaterapia Florais Consultas

Paralelamente aos tratamentos médicos tradicionais (alopáticos) podemos recorrer ao tratamento diferenciado de Auriculoterapia, para diversos distúrbios, dos quais citamos apenas alguns como exemplo: Diabetes, Distúrbios endócrinos, Labirintite, Tendinite, Stress, Obesidade, TPM entre outros. Consultas Florais Aromaterapia Terapia Complementar



O Dr. Nogier correlacionou o pavilhão auricular à figura de um feto. Para que isso seja percebido basta olhar a imagem de sua própria orelha refletida no espelho ou então para a orelha de outra pessoa. Você irá reparar que o lóbulo da parte de baixo da orelha tem o formato de um feto e o formato da parte superior do pavilhão auricular assemelha-se aos pés e aos braços de um ser humano em posição fetal. Por esse motivo, cada parte do corpo tem uma área correspondente na orelha. Essa correlação é percebida, por exemplo, quando tocamos uma determinada região da orelha de uma pessoa que sofre de algum distúrbio fisiológico ou energético: essa pessoa sentirá incômodo no momento do toque.

Reflexologia

Reflexologia

A Reflexologia Podal é conhecida como a massagem chinesa dos pés, e baseia-se no princípio da medicina oriental, segundo o qual todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm pontos reflexos nos pés: 152 pontos no pé esquerdo e 148 no direito. Pressionar ou massagear corretamente estes pontos reflexos promoverá a harmonização de todo o organismo e seu funcionamento, levando assim a reversão de somatizações e a cura. Podemos dizer também que a Reflexologia é uma forma Holística de Diagnóstico, pois através dessa análise identificamos distúrbios energéticos, carências de determinados elementos e tendências a somatizações. Por exemplo, ao observarmos os pontos reflexos de uma pessoa com gastrite, identificaremos um desequilíbrio no ponto do estômago.

A Reflexologia pode ser aplicada também nas mãos e orelhas, seguindo o mesmo princípio de análise de pontos reflexológicos por via táctil e visual e/ou por aparatos eletrônicos específicos.

A Reflexologia Podal tem mostrado que os pontos nos pés são extremamente reativos e quando estimulados, reagem prontamente, proporcionando equilíbrio e conseqüentemente alívio de dores.

De posse da análise e definido o número de sessões de Reflexologia, o terapeuta pode ainda selecionar outras técnicas para agregar ao tratamento, como por exemplo a Aromaterapia, Florais ou alguma outra técnica, para beneficiar o cliente ainda mais. O intervalo entre cada sessão de tratamento deve ser de sete dias e é recomendado pelo menos dez sessões.

Indicações:
Cada organismo reage de uma forma ao estimulo, cada pessoa é um universo único. O principal objetivo deste tratamento é promover o equilíbrio do cliente, e assim o seu bem estar. A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos.
A Reflexologia melhora a circulação e ajuda o corpo a acelerar a eliminação de toxinas e resíduos, para que não tenham chances de se acumularem no organismo em níveis prejudiciais, sobrecarregando principalmente os rins, fígados e intestinos.
No sistema digestivo, a Reflexologia é eficaz no combate a vários desequilíbrios, como úlcera, gastrite, azia, prisão de ventre, má digestão, gordura no fígado etc.
Também é eficaz para o tratamento de infecções, como asma, bronquite, rinite alérgica, sinusite, faringite, rouquidão, resfriados, tosse e pneumonia.
Além disso, ainda apresenta excelentes resultados nos tratamentos da dor ciática, dores lombares, hérnia de disco, dor de cabeça, torcicolo, dores nas costas, LER - Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, artrite, artrose, osteoporose, espasmo muscular, bursite, tendinite, fibromialgia, inflamação no tecido fibroso, câimbras e reumatismo, além de enxaqueca, tontura, insônia, stress, depressão, ansiedade, medo entre outros.