terça-feira, 6 de outubro de 2015

Meditação Para Acalmar a Mente e Curar o Corpo






















A meditação tem provado cientificamente os benefícios de saúde que podem nos ajudar na nossa cura e na manutenção de nosso bem-estar. Todos nós estamos vivendo em um mundo rápido, desafiador por circunstâncias que são potencialmente estressantes. Técnicas de gerenciamento de estresse, que incluem relaxamento demonstram os benefícios mais consistentes. A meditação pode ser uma maneira de silenciar o impacto de eventos estressantes em nossas vidas e nos dá a oportunidade de experimentar este relaxamento profundo. É como tirar umas miniférias no meio de uma vida de trabalho ocupado.

Os benefícios de saúde que a meditação nos proporciona foram estudados pela primeira vez pelo Dr. Herbert Benson em Harvard, quando ele estudou a resposta de relaxamento. Ele descobriu que havia inúmeros efeitos benéficos da meditação sobre a nossa fisiologia, incluindo a atividade diminuída do sistema nervoso simpático, com uma diminuição da nossa frequência cardíaca, frequência respiratória, e os níveis de cortisol, bem como a diminuição do consumo de oxigênio, diminuição dos níveis de lactato no sangue, o que implica melhor atividade metabólica, com um aumento de ondas alfa e teta no EEG (mais profundo estado de consciência), com simetria hemisférica (padrões de ondas cerebrais simétricos, tanto no cérebro direito e esquerdo).

Desde a introdução da resposta de relaxamento, em 1975, de Benson, outros pesquisadores têm demonstrado os benefícios da meditação para a saúde e cura. Por exemplo, um estudo de 2008 publicado no Journal of Personality and Social Psychology concluiu que a prática da meditação aumenta ao longo do tempo emoções positivas. Por sua vez, estes incrementos em recursos pessoais previu aumento da satisfação com a vida e reduziu os sintomas depressivos, bem como diminuiu os sintomas da doença do paciente.

É importante a motivação por trás da meditação. Estamos certamente meditando porque queremos encontrar paz e felicidade e aliviar o nosso sofrimento. Mas os outros também estão sofrendo, e se desenvolvermos uma motivação mais ampla de bondade amorosa e compaixão para com os outros, então a prática da meditação vai suportar o maior fruto. Amor é querer que os outros sejam felizes, e compaixão é querer que os outros sejam livres do sofrimento. Bondade e compaixão são necessárias à motivação e preparam o terreno para uma prática bem- sucedida.

Finalmente, quando estamos meditando, dedicamos o mérito para o bem de todos os seres sem limites no tempo e no espaço. Seja quais forem as qualidades que você pode desenvolver a partir desta prática, usá-las para beneficiar a si mesmo e aos outros, é a essência da virtude. Meditando você vai aprender a acessar os estados mais profundos de meditação por acalmar a mente e, em seguida, examinar a natureza do que se coloca nesse estado.

Fonte: http://www.psychologytoday.com/blog/why-can-t-i-get-better/201401/meditation-and-mindfulness-part-i-calm-abiding-meditation