segunda-feira, 6 de abril de 2009

O que é Terapia Holística


A Terapia Holística ou Terapia Alternativa existe há milhares de anos. Já era usada e muito conhecida pelos nossos Xamãs e Curandeiros, que usavam suas ervas, macerados, defumações e rezas para curar àqueles que os procuravam e se utilizavam também de oráculos para aconselharem e orientarem seus clientes.

O termo Holismo deriva do grego, Holos, que quer dizer “Todo, Inteiro, Completo”. O termo Terapia, significa “tratamento”, portanto, Terapia Holística significa “Tratamento do Todo”, onde a abordagem terapêutica analisa o indivíduo em sua totalidade: Corpo, Mente e Espírito. No século VI antes de Cristo, o filósofo Heráclito de Éfeso dizia: “A parte é diferente do todo, mas também é o mesmo que o todo. A essência é o todo e a parte”. Assim é a Terapia Holística, o todo e a parte!

A visão de totalidade dentro da Terapia Holística faz com que ela seja, na verdade, uma atitude, um novo estado de consciência; é uma nova maneira de se compreender o mundo, o espaço e a si mesmo. Esta visão nos possibilita um intercâmbio entre ciência, filosofia, tradições orientais, espiritualidade, cultura moderna e as torna interativas e transdisciplinares, e ao se agregar o conhecimento através desses princípios a Terapia Holística oferece inúmeras ferramentas ao indivíduo com o objetivo de ajudá-lo a restituir sua qualidade de vida e sua saúde, proporcionando-lhe bem estar, equilíbrio e satisfação.

Em Terapia Holística dizemos que um Ser em equilíbrio é um Ser plenamente saudável.

O Terapeuta Holístico procede à análise do cliente sempre sob o paradigma holístico (visão de totalidade, de síntese e de interconexão de todos os aspectos de sua vida), esta abordagem leva em consideração os aspectos sócio-somato-psíquicos. O terapeuta ao estabelecer um processo interativo com seu cliente, ajuda-o a promover a otimização de sua qualidade de vida, levando este ao autoconhecimento, a um processo de expansão de consciência e a mudanças em várias áreas: comportamento, melhor elaboração da realidade, aumento de sua capacidade de ser bem-sucedido nas situações da vida, melhor aproveitamento das oportunidades e minimização das condições adversas, além de conhecimento e habilidade para tomada de decisões. Avalia os desequilíbrios energéticos, suas predisposições e possíveis consequências, além de promover a catalisação da tendência natural ao equilíbrio, facilitando-a pela aplicação de uma somatória de terapêuticas.


Por se tratarem de técnicas naturais e suaves, podem ser indicadas a todos: crianças, jovens, adultos e idosos, e até mesmo aos animais (já podemos observar que várias clínicas veterinárias incorporaram as técnicas alternativas aos tratamentos dos animaizinhos).

A Terapia Holística pode ser usada como auxiliar em tratamentos já diagnosticados e acompanhados pela medicina, mas é excelente como terapia preventiva, podendo evitar futuras somatizações.


Várias técnicas são utilizadas em TH, estão entre elas: Aconselhamento Metafísico, Terapia Floral, Auriculoterapia, Cromoterapia, Reflexologia, Aromaterapia, Meditação, dentre muitas outras. Sendo que, todas as técnicas são naturais e suaves, podendo ser modernas ou milenares. Como cada caso é considerado único, deve-se dispor dos mais variados métodos, para possibilitar ao cliente maior afinidade.


A Terapia Holística passou por períodos turbulentos, foi vítima da descrença e do preconceito, mas os bons tempos e a conscientização nos ajudaram a resgatar sua credibilidade e hoje com a ajuda da ciência, podemos comprovar o quanto essas técnicas naturais são benéficas e nos ajudam.

Da década de 60 para cá, uma contínua e crescente revalorização dessas técnicas naturais tornou a Terapia Holística a profissão do Século 21!


Saiba mais sobre essas técnicas neste blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário